MÍDIA, PODER E CONTRAPODER: DA CONCENTRAÇÃO MONOPÓLICA À DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
DA CONCENTRACAO MONOPOLICA A DEMOCRATIZACAO DA COMUNICACAO
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- Autor(es):
- PASCUAL, SERRANO
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
- Páginas:
- 184
- ISBN:
- 9788575593189
- Código:
- 168312
- Código de barras:
- 9788575593189
- Edição:
- 1
- Data de Edição:
- 01/01/2013
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 300
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Informações do produtoDênis de Moraes, Ignacio Ramonet e Pascual Serrano assinam a seis mãos os ensaios que integram o livro Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação, a ser lançado pela Boitempo Editorial. Organizada por Moraes , a obra reúne seis textos que fazem uma reflexão crítica sobre o poder mundial da mídia, a cultura tecnológica, a comunicação globalizada, o jornalismo contra-hegemônico em rede, as políticas públicas de direito à comunicação e a democratização da i nformação na América Latina .A partir da convergência de afinidades dos jornalistas na análise sobre o complexo mundo da mídia e nas preocupações com o fluxo informacional do nosso cotidiano - após um debate do qual participaram juntos no Rio de Jane iro no final de 2011 -, surgiu para Moraes a ideia de um livro a três. ''O ponto de partida de Mídia, poder e contrapoder é o compromisso comum de interpelar a contemporaneidade, cada vez mais midiatizada, tecnologizada e mercantilizada'', explica o organizador na introdução.O momento histórico, para Moraes, é perturbador, permeado pelos fascínios compulsivos por objetos digitais que se conectam instantaneamente a ''nuvens de computação'' capazes de armazenar volumes imensuráveis de informações. No entanto, em contraposição a esse quadro, o livro desenvolve reflexões que incorporam a dimensão da esperança, projetando-a como elemento essencial nas disputas de sentido frente aos enfoques tendenciosos das máquinas midiáticas.Na primeira parte, os jornalistas analisam formas e efeitos da colonização do imaginário social pela mídia corporativa a configuração atual do sistema midiático, sob forte concentração monopólica em torno de megagrupos e dinastias familiares as estratégias de comerc ialização de produtos culturais e manifestações artísticas a subordinação de informações de interesse coletivo a ambições lucrativas a retórica em favor da ''liberdade de expressão'', que dissimula a intenção de fazer prevalecer a liberdade de empr esa sobre as aspirações coletivas e a perda de credibilidade da imprensa. Ramonet não se furta a discorrer sobre o fazer jornalístico, ele reconhece a proliferação de produtores de informação que a era digital criou e vaticina com propriedade: ''O qu e está desaparecendo é principalmente o jornalismo de investigação''. A primeira parte do livro é encerrada pela necessária discussão de Pascual sobre liberdade de imprensa, uma temática que nunca se esgota e é apontada por ele dentro do cenário do '
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Especificações
- Autor(es):
- PASCUAL, SERRANO
- Dimensões:
- 23,0cm x 16,0cm x 1,0cm
- Páginas:
- 184
- ISBN:
- 9788575593189
- Código:
- 168312
- Código de barras:
- 9788575593189
- Edição:
- 1
- Data de Edição:
- 01/01/2013
- Idioma:
- Português
- Peso:
- 300