LIVROS

AGENDA voltar

26 e 27/07 - Livraria Vanguarda lança coletânea com textos inéditos de Simões Lopes Neto

Textos inéditos revelam o lado “repórter” de Simões Lopes Neto

Primeira edição em livro das crônicas do escritor foi organizada pelo professor Luís Augusto Fischer e pela jornalista Patrícia Lima e lançada pela editora Edigal

O perfil da moradora de um cortiço, o diálogo entre seresteiros, a dinâmica complexa dos jogos de azar, o triste dia a dia de doença e morte na sala de espera de um hospital. Tudo isso foi tema para o escritor João Simões Lopes Neto, autor de Contos Gauchescos e Lendas do Sul. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não tratou apenas do campo e da matéria rural em sua literatura. Também foi jornalista urbano, que abordou os temas da hora na cidade. Os pontos altos da produção jornalística do escritor são as séries de crônicas/reportagens Inquéritos em Contraste e Temas Gastos, que ele publicou em Pelotas em 1913 e 1916 e que agora ganham sua primeira edição em livro.

A organização do volume é do professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Fischer, ao lado da jornalista Patrícia Lima, que dedicou-se ao estudo da produção jornalística de Simões em seu mestrado, orientado por Fischer.

Para promover o reencontro das crônicas com o público, os textos tiveram a ortografia atualizada e ganharam notas de rodapé que ajudam a esclarecer termos e circunstâncias que podem ficar pouco claros para o leitor atual. O livro conta ainda com artigos dos organizadores e do professor Luís Borges, de Pelotas. Tudo para aproximar as crônicas, escritas no início do século, do público atual.

Bem diferentes dos Contos Gauchescos e Lendas do Sul no conteúdo e na forma, os Inquéritos em Contraste e os Temas Gastos também oferecem uma leitura instigante e prazerosa para o leitor de hoje – não somente para os acadêmicos e pesquisadores, mas para quem se interessa por crônica e reportagem urbana e, claro, pela obra de Simões Lopes Neto.

Serviço:

Inquéritos em Contraste, de João Simões Lopes Neto (Coordenação editorial de Luís Augusto Fischer e Patrícia Lima)

Editora: Edigal

Páginas: 168

Lançamento na Livraria Vanguarda:

Loja Técnicos: 27/07 - 17h30

Saguão do Campus 1 da UCPel

 

Loja Rio Grande - Centro: 26/07 - 17h30

Rua General Neto, 392

Redes Sociais
SITE 100% SEGURO - RapidSSL
Newsletter:

Pelotas - (53) 3027-1234 

Técnicos - (53) 3225-8966

Shopping Pel - (53) 3026-4545

Rio Grande - (53) 2125-1234

Partage Shop - (53) 3036-2866

 

Livraria Vanguarda

Todos os direitos reservados - 2012

WD House